quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Poesia nos Ônibus

Quem me conhece sabe que não sou muito fã de poesia. Claro, amo Vinícius e algumas obras, mas na grande maioria acho que não tenho muita sensibilidade para captar os pensamentos, as ideias dos poetas. Pena, queria ser mais receptiva a isso. Até então.

Outro dia, estava em um ônibus indo para o trabalho, pensando no dia de ontem, nada específico. Como gosto de sentar na frente, comecei a acompanhar os cartazes que foram colocados nos coletivos, uma parceria entre a Academia Brasileira de Letras e o Rio Onibus. E me deparei com este belíssimo poema. Ganhei meu dia.

Então, meu presente para você. Bjs e fui...






" Suave Caminho "

Mário Pederneiras



Assim . . . Ambos assim, no mesmo passo,

iremos percorrendo a mesma estrada;

tu - no meu braço trêmulo amparada,

eu - amparado no teu lindo braço.



Ligados neste arrimo, embora escasso,

venceremos as urzes da jornada . . .

E tu - te sentirás menos cansada,

e eu - menos sentirei o meu cansaço.



E assim, ligados pelos bens supremos,

que para mim o teu carinho trouxe,

placidamente pela Vida iremos



calcando mágoas, afastando espinhos,

como se a escarpa desta Vida fosse

o mais suave de todos os caminhos.





Mário Paranhos Pederneiras (1867/1915 )

Rio de janeiro, Estado da Guanabara.

Um comentário: