domingo, 12 de setembro de 2010

Trabalho e dignidade



Cinco vezes campeão brasileiro, quatro pelo meu querido Flamengo e outra pelo Vasco. No ano passado, foi eleito o melhor técnico, levou o Fla para a Libertadores e para o título nacional.
Apesar do currículo - e tem muito mais que não foi dito aqui - Andrade está desempregado. Eu já sabia da situação, mas vê-lo no Esporte Espetacular deste domingo, quando eu almoçava com o maridão e filho, causou um desconforto enorme.

Muito triste. Um profissional digno ter que  "passar o pires" e clamar por oportunidade.  Não precisa... ou pelo menos isso deveria ser desnecessário.Como disse a reportagem, foram 21 mudanças de técnico desde o início do ano e nenhum convite foi feito a ele.

Entre lágrimas e cabeça baixa - marca registrada do humilde profissional- ele pergunta: "O que eu fiz de errado? Por que ninguém me chama?"

Por que? A matéria toma uma trajetória, a meu ver, equivocada em um determinado momento. Andrade fala que não tem treinadores negros; Resing ressalta a atração da mídia por treinadores grosseiros e mal educados. Não acham que sejam esses os motivos De qualquer forma, a abordagem foi muito bonita, comovente e respeitosa.

Mas, o que acontece? Não sei, alguém sabe? O fato é que Andrade não é melhor nem pior do que tantos que estão por aí. A personalidade serena, calma é um empecilho? A associação com o time da Gávea prejudica? Repito não sei...

Andrade, você merece todas as oportunidades e todas as homenagens não só dos flamenguistas, mas de todo torcedor que ama o futebol feito com responsabilidade, com seriedade, feito com o coração!


Atualizando, Andrade está no Brasiliense!! Agora, tenho um time para torcer na segunda divisão.



Fui...

2 comentários:

  1. Cynthia, também não sei a resposta mas, uma possibilidade é o "monopólio dos empresários". Pelo que sei, o Andrade não tem empresário, e, hoje, tanto para jogadores quanto para treinadores, a figura do empresário virou peça importantíssima para o fechamento de um bom contrato, aliás, no futebol, sem o empresário nem o mais simples contrato é assinado.

    Como a mídia tem uma força enorme, COM CERTEZA, nos próximos dias o Andrade estará empregado. Pode esperar que sim.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela colaboração, Nei. Espero que esteja certo. Foi triste ver ele, um ídolo do futebol brasileiro, nesta situação.
    Abçs

    ResponderExcluir