quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Participação - Seminário de Gestão e Produção Cultural



Caros amigos. Mais uma ótima participação no nosso seminário. Esta é Bianca Behrends, historiadora, pesquisadora, integrante da equipe de criação da GRES Beija-Flor de Nilópolis.

Confira a participação dela no nosso seminário


Muita gente nem pensa que no grande mundo do carnaval, com passistas, carnavalescos, destaques, artesãos, há outros profissionais tão importantes quanto. Já pensou quanto tempo gasto e os cuidados necessários para contar e desenvolver o enredo deu ma escola de samba de forma clara, verdadeira e fiel? Pois para isso, a participação de um historiador ou um pesquisador é fundamental.

Na G.R.E.S Beija-Flor de Nilópolis, uma dessas profissionais é Bianca Behrends, pesquisadora e historiadora de Cultura Popular Brasileira e integrante da Equipe de Criação da escola que desde 2003. Designada a realizar a pesquisa de retratação do enredo e documentação do carnaval, a função abrange a área de história, folclore, lendas, mitos e oralidade (dentre outros); além do levantamento bibliográfico e de referências gráficas que sirvam para a confecção de figurinos, fantasias, adereços e alegorias.

Bianca Behrends se formou em Ciências Sociais e concluiu especialização em Cultura Popular Brasileira – Festas Populares, Carnaval, Festas Regionais e Festas Religiosas, e em Políticas Públicas na Área de Segurança.

Nada começa a ser produzido sem antes passar pelas mãos de Bianca. Para isso, a presença “in loco” muitas vezes é necessária. Participar de exposições, visitar museus, bibliotecas, procurar universidades e muita, muita pesquisa também são fundamentais. O trabalho, realizado pela equipe de criação, é o suporte para a comissão de carnaval

“Minha função é colher as informações sobre o enredo. Colher informações históricas, culturais. A história oral também é muito importante para que a gente mostre ao público a história daquele tema”, disse.

Ela explica mais detalhadamente seu trabalho. “Depois que a Comissão de Carnaval e a Presidência decidem qual será o enredo, eu fico responsável por fazer um levantamento de todas as informações possíveis acerca daquele tema: História, estórias, lendas, mitos, oralidade, folclore, cultura (regional, se for o caso), referências gráficas e visuais. A seguir, a comissão e a equipe de Criação escrevem a Sinopse, que é entregue para os compositores que vão participar do concurso de sambas-enredo”, revelou.

Ainda de acordo com Bianca Behrens, dentre as informações pesquisadas, as mais importantes são retratadas nos carros alegóricos, e as que são importantes, mas têm um grau de relevância menor se comparadas às informações trazidas nas alegorias, são retratadas nas fantasias. A partir disso, os desenhos dos carros alegóricos e os figurinos começam a ser desenhados.

Concluídos e aprovados os desenhos, enquanto os protótipos começam a ser feitos, o trabalho da pesquisadora é fazer a documentação oficial do carnaval: descrição das alegorias, descrição das fantasias, histórico, justificativa e ficha técnica. “Cabe ressaltar que cada escultura, cada destaque e cada detalhe das alegorias e fantasias precisa ser esclarecido nas descrições. O corpo de jurados precisa "ler" o enredo enquanto a Escola desfila, ao som do samba-enredo. Em caso de qualquer dúvida, ou complemento, a documentação, precisa, esclarece o que for necessário”, ressaltou.

Bianca Behrends destaca também que toda produção e o trabalho feito tem que ser em equipe e que é o ponto de partida para o carnaval apresentado pela escola. Com uma forte base de conhecimento e de pesquisa, o carnavalesco pode contar de forma segura a história proposta pela escola.

Durante a participação no seminário, ela falou sobre o trabalho que realiza na agremiação e destacou que no meio de tantas celebridades e de um universo por traz da festa de Momo muito mais masculino que feminino, não se sente discriminada pela profissão que escolheu. “Cada vez mais a exigência na profissionalização é maior, independentemente de ser homem ou mulher. Mas, realmente, no início acharam até que eu fosse passista”, lembra a historiadora.

Para o enredo deste ano, que contará a história do rei Roberto Carlos, Bianca Behrends ressalta o trabalho de produção, de pesquisa e desenvolvimento é minucioso feito pela equipe com o objetivo de levar para a avenida desde a infância do cantor em Cachoeiro do Itapemirim até os dias de hoje. A cidade natal do Rei, aliás, terá papel fundamental no desfile, explicou a historiadora. Do total de oito carros alegóricos da Beija-Flor dois representarão Cachoeiro, inclusive, o abre-alas.

“ Vamos falar sobre Roberto Carlos que é um artista muito próximo, muitos o admiram. Então procuramos o que ele tem de mais marcante: a origem, a trajetória.”, explicou.

Bianca Behrends ressalta que apesar da atividade intensa, principalmente, com a proximidade do carnaval, tudo vale a pena quando aparece o resultado do seu trabalho na avenida.

2 comentários:

  1. Boa tarde, poderia fornecer o email da pesquisadora da Beija - flor Bianca Behrends?

    acho que seria interessante incluir o nome de Catullo da Paixão Cearense na Sinopse, como uma das Personalidades citadas, tendo sido ele o maior poeta maranhense e um dos maiores do brasil.

    ResponderExcluir
  2. referencia a sinopse atual 2011 para 2012 tema porema encanto do maranhão....

    ResponderExcluir